Notícias

10.04.2014

Sétima mostra itinerante do forumdoc.bh

Sesc convida Forumdoc

FORUMDOC.BH –  festival do filme documentário de Belo Horizonte leva parte de sua programação ao interior do estado. A sétima edição da mostra itinerante tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso a uma programação de cinema diferenciada em Minas Gerais, chegando a cinco cidades do estado: Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Lagoa Santa, Uberlândia e Juiz de Fora.

Os filmes apresentados são representativos das mostras que compuseram o 17º festival do filme documentário e etnográfico em 2013. As temáticas e as formas de cada filme são variadas, mas sempre se preocupam com uma proposição política, social e estética, proporcionando uma discussão mediada com os espectadores, e buscando o compartilhamento de experiências, ao tentar perceber principalmente o que cada um deles tem a nos mostrar sobre a vida e sua maneira de nos apresentar ao nosso mundo.

 O projeto conta com o patrocínio da CEMIG/Governo de Minas, Petrobras/ Ministério da Cultura/Governo Federal, via Lei de Incentivo à Cultura, com o apoio do SESC e parceria de instituições locais.

Todas as atividades que compõem a programação têm caráter público e gratuito. 

PROGRAMAÇÃO 2014

POÇOS DE CALDAS

12 de abril

16h – A Batalha do Passinho (Emílio Domingos)

19h30 – O Mestre e o Divino (Tiago Campos Torres)

Sessões comentadas por Carla Italiano

*Sesc Poços de Caldas: R. Paraná, 229, Centro

TEÓFILO OTONI       

16 de abril

14h –  A Batalha do Passinho (Emílio Domingos)

19h – O Mestre e o Divino (Tiago Campos Torres)

Sessões comentadas por Ewerton Belico

*Sesc Teófilo Otoni: Av. Bernarda Barbosa Laender, 146, Centro

JUIZ DE FORA

23 de abril

18h – O Tigre e a Gazela (Aloysio Raulino) + Filme de Têta (Raquel do Monte)

20h – O Mestre e o Divino (Tiago Campos Torres)

 Sessões comentadas por Junia Torres

*Sesc Juiz de Fora: Av. Barão do Rio Branco, 3090, Centro

UBERLÂNDIA

25 de abril

20h – O Mestre e o Divino (Tiago Campos Torres)

Sessão comentada por Ewerton Belico

*Museu Universitário de Arte – MunA: Praça Cícero Macedo, 309, Fundinho

Realização: Sesc Uberlândia

LAGOA SANTA

27 de maio / Comunidade da Lapinha

19h O Mestre e o Divino (Tiago Campos Torres)

28 de maio / Bairro Santos Dumont

19h – A Batalha do Passinho (Emílio Domingos)

29 de maio / Praça Dr. Lund (parceria Escola Municipal Dr. Lund)

19h O Boi foi beber água  até chegar no São Francisco (Gercino Alves, Carolina Canguçu, Bernard Machado) + 100 Roteiro (Rapper Blitz)

ENTRADA FRANCA

www.forumdoc.org.br

21.09.2013

3 anos de Quintal de Cultura

Reunião de fechamento do 3º Módulo das atividades de formação em audiovisual do Ponto de Cultura da Filmes de Quintal com os articuladores das comunidades parceiras. Em três anos, junto às comunidades Taquaril e Serra, em Belo Horizonte, e Várzea, em Lagoa Santa, pudemos desenvolver um trabalho de descentralização de ações voltadas a concepção e produção de mostras participativas de cinema, a realização em vídeo e iniciar uma discussão sobre elaboração e manutenção de projetos culturais. O trabalho foi desenvolvido de maneira colaborativa visando a consolidação da autonomia dos grupos nas suas atuações na área do audiovisual, assim como o incentivo a articulações entre as comunidades, para que elas constituam uma rede alternativa de exibição e produção em audiovisual.

27.08.2013

Aprovado projeto de manutenção do acervo da Filmes de Quintal

É com imensa alegria que compartilhamos com  o público o resultado do Prêmio Filme em Minas (biênio 2013/2014) que possibilitará à Associação Filmes de Quintal dar prosseguimento ao projeto de manutenção do acervo e disponibilização para consulta para fins de pesquisa, bem como dar continuidade às exibições do CineQuinal que contou, ao longo de 3 anos, com a participação de realizadores e pesquisadores nas sessões comentadas. Desde 1997, a Filmes de Quintal, em parceria com instituições e órgãos públicos, realiza o forumdoc.bh (Festival do Filme Documentário e Etnográfico) em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ao longo desses dezesseis anos, o festival promoveu inúmeras exibições de importantes obras do cinema não-comercial realizado nos mais diferentes países, sem esquecer de dedicar amplo espaço para mostras nacionais (autorais ou temáticas), constituindo um acervo fílmico raríssimo que hoje corresponde a mais de 3mil títulos. O projeto prevê ainda a estruturação de um portal online para abrigar informações, fichas técnicas, sinopses, textos e ensaios sobre os filmes. Além dos títulos que compreendem as Competitivas Nacional e Internacional, o acervo conta com coleções adquiridas e/ou doadas, tais como as do Vídeo nas Aldeias, Programadora Brasil, DER (Documentary Educational Resources), Vídeo Filmes, dentre outras.  

03.05.2013

Distribuição do filme “Shuku Shukuwe – a vida é para sempre” em parceria com VNA

Filme “Shuku Shukuwe – a vida é para sempre” é distribuído em parceria com o projeto Vídeo nas Aldeias

Em parceria com o Vídeo nas Aldeias, a Associação Filmes de Quintal distribui o filme “Shuku Shukuwe – a vida é para sempre” realizado com os cineastas huni kuin na Aldeia São Joaquim, Acre. O filme narra como os homens se tornaram vulneráveis  por não ouvirem Yushibu e a vida se  tornou breve. Encena  a transformação mútua dos huni kuin em “plantas medicinas” e  das plantas em seres huni kuin especiais que podem  curar os homens. Com pajé Agostinho Manduca Mateus Huni kuin. 

O cinema indígena é cada vez mais potente. Integrar o catálogo do VNA é motivo de orgulho e alegria.

29.04.2013

“Shuku Shukuwê, a vida é para sempre” em Lisboa

“Shuku Shukuwê, a vida é para sempre”, abre a Mostra Itinerante de Cinema Indígena Brasileiro na Faculdade de Belas-artes da Universidade de Lisboa.

Próxima Sexta-feira, 3 de maio, o filme “Shuku Shukuwê, a vida é para sempre”, abre a Mostra Itinerante de Cinema Indígena Brasileiro na Faculdade de Belas-artes da Universidade de Lisboa. “Shuku Shukuwê” é resultado do projeto “Livro Vivo: Medicina tradicional Huni Kuin”, idealizado pelo Pajé Agostinho e realizado em parceria com a Associação Filmes de Quintal, Núcleo de Pesquisa Literaterras/UFMG e comunidade Huni Kuin do Rio Jordão no Acre. O projeto teve o apoio do IPHAN, Ministério da Cultura e Ministério da Educação. 

18.04.2013

Aloysio Raulino

Morreu hoje o querido Aloysio Raulino. Como diretor de fotografia, trabalhou em filmes produzidos ou co-produzidos pela Filmes de Quintal. Deixa uma obra preciosa para a cinematografia nacional – além de seus próprios filmes, como “Lacrimosa” (1970) e “Noites Paraguayas” (1982), fotografou, dentre muitos outros títulos, “Serras da Desordem” (2006), de Andrea Tonacci, e “O Prisioneiro da grade de ferro” (2004), de Paulo Sacramento. Foi um mestre e um amigo. 

Aloysio Raulino faz parte da nossa história. Desde 2005, foi presença constante no forumdoc.bh, como convidado especial, participando do júri, exibindo filmes, comentando sessões, brindando conosco madrugadas afora. Para a edição deste ano do festival, já havia sido programada a retrospectiva integral de seus filmes. Vai estar sempre em nossa memória. Raulino trabalhou como diretor de fotografia em filmes produzidos ou co-produzidos pela Filmes de Quintal , como “Agosto de minha gente”  (2007), dirigido por Ruben Caixeta, e “Os residentes” (2010), dirigido por Tiago Mata Machado. Deixa uma obra preciosa para a cinematografia nacional – além de seus próprios filmes, como “Lacrimosa” (1970) e “Noites Paraguayas” (1982), fotografou, dentre muitos outros títulos, “Serras da Desordem” (2006), de Andrea Tonacci, e “O Prisioneiro da grade de ferro” (2004), de Paulo Sacramento. Deixa impresso nos filmes seu gesto político. Seu talento e atitude perante o cinema sempre nos despertou admiração e respeito. Foi um mestre e um amigo. 

17.04.2013

Matéria de Composição no cine 104

Exibição do filme Matéria de Composição,18/04 quinta feira, lá no cine 104, às 21h.

05.04.2013

Encontros do Quintal no Aglomerado da Serra

Acontece neste sábado, 06 de abril, no Aglomerado da Serra, o segundo Encontro do Quintal de Cultura que articula os vários grupos integrantes do Ponto de Cultura da Associação Filmes de Quintal.

Acontece neste sábado, 06 de abril, no Aglomerado da Serra, o segundo Encontro do Quintal de Cultura que articula os vários grupos integrantes do Ponto de Cultura da Associação Filmes de Quintal.

Cortejo pelas ruas e Centro Cultural Vila Marçola.

Entre 10h e 16h

Grupos participantes: Irmandade dos Atores da Pândega de Lagoa Santa

Crime Verbal e rappers convidados: Taquaril

MC Alessandro

Articulação: Reinaldo Santana

promoção: Associação Filmes de Quintal

Apoio/patrocínio: Ministério da Cultura / Cultura Viva e Secretaria de Estado de Cultura de MG

26.03.2013

Encontros do Quintal no Taquaril

No dia 23 de março, foi realizado no bairro Taquaril o primeiro encontro entre as comunidades que integram o Ponto de Cultura da Filmes de Quintal. Seguiu pelas ruas, becos e escadarias um cortejo de berimbau puxado pelo Grupo de Capoeira Abolição, Capoeira e Cultura Arte Nossa, do Taquaril, e pela Associação Cultural Irmandade dos Atores da Pandega, de Lagoa Santa, que trouxe ao bairro a saída do boi. Este encontro possibilitou um acontecimento inédito, conforme vários moradores testemunharam. O boi trouxe muita alegria provocando riso e correria. Esta atividade faz parte do “Programa Mais Cultura: Microprojetos” da Funarte/MINC que visa fomentar e incentivar artistas, produtores, grupos, expressões e, ainda,  projetos artísticos e culturais na região da Bacia do Rio São Francisco.

21.03.2013

comunicado

Associação Filmes de Quintal anuncia: Abertura de Cotação Prévia de

Preço, tipo Menor Preço, no âmbito do Convênio celebrado com a

Secretaria de Políticas de Promoção Social – SEPPIR.

Associação Filmes de Quintal anuncia: Abertura de Cotação Prévia de

Preço, tipo Menor Preço, no âmbito do Convênio celebrado com a

Secretaria de Políticas de Promoção Social – SEPPIR para o Projeto

proposto na Chamada Pública 2, convênio número 775647/2012,

Capacitação de Lideranças Quilombolas: transmissão de saberes e troca

de experiências para o empoderamento, estímulo à luta pelos direitos,

qualidade de vida e iniciativas solidárias de desenvolvimento

comunitário.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO/TERMO DE REFERËNCIA

A ASSOCIAÇÃO FILMES DE QUINTAL, entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o nº 03.241.398/0001-46, com sede na Av. Brasil, 75, sala 06, Santa Efigênia, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 30.140-000, torna público, para o conhecimento dos interessados, que fará realizar a Cotação Prévia de Preço, tipo Menor Preço, no âmbito do Convênio celebrado com a Secretaria de Políticas de Promoção Social – SEPPIR, objetivando a contratação de serviços e fornecimento de material para o Projeto proposto na Chamada Pública 2, convênio número 775647/2012, Capacitação de Lideranças Quilombolas: transmissão de saberes e troca de experiências para o empoderamento, estímulo à luta pelos direitos, qualidade de vida e iniciativas solidárias de desenvolvimento comunitário.

A presente Cotação Prévia de Preço será regida pelo Decreto nº. 6.170, de 25 de julho de 2007, pela Portaria Interministerial nº. 507, de 24 de novembro de 2011 e suas alterações.

1)       OBJETIVO

Contratação de empresas e pessoas físicas especializadas para a prestação de serviços e fornecimento de material e insumos presentes no projeto acima citado e obedecento aos critérios estabelecidos em lei.

2)      JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO

A presente contratação visa cumprir a meta do referido convênio, conforme consta no Projeto Básico e Plano de Trabalho que acompanham o termo de convênio celebrado entre a Secretaria de Políticas de Promoção Social – SEPPIR.

3)      ESPECIFICAÇÃO

Todos os serviços e fornecimento de material de acordo com especificações dos serviços descritos no projeto, quais sejam:

3.1   Pesquisador – contratação de 01 (um) pesquisador: profissional preferencialmente das ciências sociais, com experiência e envolvimento na temática quilombola, que será responsável por auxiliar o antropólogo nas pesquisas necessárias para atender às demandas de caráter pedagógico e político do projeto. É preciso conhecer em detalhes a história e contexto das comunidades que serão o público direto envolvido no projeto; propor enfoques para os cursos e oficinas; para as atividades artísticas e lúdicas; contribuir para a melhor interação possível entre quilombolas e equipe; produzir conhecimento ao longo da execução da Capacitação, orientando, inclusive, o olhar da equipe audiovisual e estar disponível para viagens, conforme datas agendadas entre as comunidades envolvidas.

Valor: R$ 7.100,00

Tempo de serviço: 9 meses.

3.2   Antropólogo – contratação de 01 (um) Antropólogo: antropólogo especialista nas questões quilombolas será o profissional responsável pela articulação com as comunidades, o público direto do projeto, os conteúdos e formatos das principais atividades, atuando juntamente com o assessor para co-gestão quilombola, o pesquisador e o coordenador pedagógico. Para o bom desenvolvimento das atividades, o projeto necessita de um profissional experimentado na concepção e organização das atividades como um todo, participando, inclusive, do planejamento e execução das oficinas, e que tenha disponibilidade para viagens, conforme datas agendadas entre as comunidades envolvidas. É fundamental, para garantida da execução da proposta e para cumprimento de seu cronograma que o profissional envolvido comprove relação anteriormente estabelecida com as comunidades especificamente envolvidas e participantes do referido projeto.

Valor: R$ 7.950,00.

Tempo de serviço: 9 meses.

3.3   Produtor – contratação de 01 (um) Produtor: profissional com experiência de no mínimo 03 (três) anos na área de produção de projetos, com conhecimento da temática quilombola, facilidade de comunicação, com disponibilidade de dias e horários conforme as demandas desse projeto. Este profissional estará responsável por produzir as oficinas, realizando ações tais como agendamentos dos locais de realização de atividades, levantamento do cronograma diário, contato, envio e recebimento de equipamentos e material, levantar minuciosamente e negociar os fornecedores e prestadores de serviços necessários, preparar de documentos, autorizações, requerimentos, contatos diretos com as comunidades. Será responsável também por participar de reuniões de encaminhamento e avaliação do projeto com quaisquer instâncias que tratem da produção do projeto, sempre que necessário. Deve estar disponível para viagens, conforme datas agendadas entre as comunidades envolvidas. É fundamental que este profissional apresente formação específica na área de atuação do projeto, comunidades tradicionais, tenha formação em ciências sociais com ênfase em antropologia e tenha trabalhos na área de produção cultural e produção audiovisual.

Valor: R$ 7.500,00.

Tempo de serviço: 9 meses.

3.4   Assistente Geral e Logística – contratação de 01 (um) Assistente geral e de Logística: profissional responsável por auxiliar o produtor na execução geral e logística do projeto em tarefas como: agendamentos com os locais de realização das atividades, cronograma diário, preparação de documentos, requerimentos, etc, negociação com fornecedores, inteirar-se das necessidades dos participantes das atividades, produção e montagem dos locais de realização das oficinas, logística de transporte, hospedagem e acompanhamento dos convidados e da equipe, verificará os equipamentos se estão em pleno funcionamento, agendará o momento e de que forma serão necessários. Deve estar disponível para viagens, conforme datas agendadas entre as comunidades envolvidas.

Valor: R$ 6.555,00.

Tempo de serviço: 9 meses.

3.5   Coordenador Pedagógico – contratação de 01 (um) Coordenador Pedagógico: profissional com mais de 3 (três) anos de experiência nas áreas de ciências sociais ou história com interface com a educação, responsável por planejar junto aos co-gestores quilombolas, aos ministrantes de cursos, antropólogo e pesquisador, os conteúdos e formatos dos módulos de Capacitação: reunir, organizar e adequar pedagogicamente as temáticas  das oficinas definidas conforme o desenho do projeto (Capacitação dividida em 4 módulos) e a necessidade especial de trabalhar temas complexos da maneira didática, favorecendo a compreensão e enriquecimento de um público com experiências de letramento bastante heterogêneas. Deve estar disponível para viagens, conforme datas agendadas entre as comunidades envolvidas. É fundamental, para garantida da execução da proposta e para cumprimento de seu cronograma que o profissional envolvido apresente relação anteriormente estabelecida com comunidades semelhantes às especificamente envolvidas e participantes do referido projeto.

Valor: R$ 4.800,00.

Tempo de serviço: 9 meses.

3.6   Moderador – contratação de 01 (um) Moderador de GT: profissional das ciências sociais ou comunicação que acompanhará o desenvolvimento do projeto especialmente atento ao compromisso de planejamento e organização dos GTs de preparação e avaliação do projeto, em seus conteúdos e formato. Os GTs serão momento de grande importância, quando co-gestores quilombolas e equipe Associação Filmes de Quintal deverão se articular e se engajar da melhor maneira para garantir um bom desenvolvimento e finalização do projeto. Durante a execução dos GTs , será responsável por organizar as atividades e estimular as conversas, planejamentos e avaliações nos grupos de trabalho. É fundamental, para garantida da execução da proposta e para cumprimento de seu cronograma que o profissional envolvido apresente relação anteriormente estabelecida com as comunidades tradicionais especificamente envolvidas e participantes do referido projeto.

Valor: 2 serviços a R$ 2.000,00 cada, total R$ 4.000,00.

Tempo de serviço: 4 diárias, acrescidos da pré-produção dos grupos de trabalho.

3.7   Assessor para Co- Gestor Quilombola – contratação de 01 (um) Assessor para co-gestão quilombola: profissional da área das ciências sociais, com comprovada experiência na interface entre práticas de educação popular, produção, administração e gestão de projetos, será o profissional responsável por assessorar os co-gestores quilombolas favorecendo o efetivo desempenho das suas atividades e responsabilidades definidas no projeto. O assessor deverá auxiliar o gestor do projeto na elaboração do Plano de Aplicação de Recursos e do Cronograma de Desembolso referente a sua realização,levando em consideração todas as particularidades manifestas pelos co-gestores quilombolas. Deve estar disponível para viagens, conforme datas agendadas entre as comunidades envolvidas. É fundamental, para garantida da execução da proposta e para cumprimento de seu cronograma que o profissional envolvido apresente relação anteriormente estabelecida com comunidades tradicionais como as envolvidas no  referido projeto.

Valor: R$ 7.500,00.

Tempo de serviço: 9 meses.

3.8    Cinegrafista – contratação de 01 (um) Operador de Câmera/Cinegrafista/Fotógrafo: As atividades a serem realizadas precisam ser registradas como arquivo e fonte de pesquisa. Essa empresa/instituição deverá registrar as falas e intervenções de cada uma das atividades. Deve estar disponível para viagens, conforme datas agendadas entre as comunidades envolvidas. É fundamental que o profissional apresente formação específica na área de atuação do projeto e em formação na interface entre antropologia e imagem, tendo experiência com registro documental de comunidades tradicionais, apresentando relação previamente estabelecida com uma ou mais comunidades diretamente envolvidas neste projeto.

Valor: 11 diárias a R$ 327,27, total R$ 3.600,00.

Tempo de serviço: 3 diárias por módulo, acrescidos de pré-produção e preparação das atividades.

3.9    Operador de Som – contratação de 01 (um) Operador de Som: profissional responsável pelo registro de depoimentos e sons ambientes para compor a obra audiovisual (DVD) de registro da Capacitação. Essa empresa/instituição deve possuir experiências e habilidades compatíveis com a prática do som direto tal qual praticada pelo mercado audiovisual. Deve estar disponível para viagens, conforme datas agendadas entre as comunidades envolvidas. Deve ter experiência em atuação documental com comunidades tradicionais.

Valor: 11 diárias a R$ 327,27, total R$ 3.600,00.

Tempo de serviço: 3 diárias por módulo, acrescidos de pré-produção e preparação das atividades.

3.10            Câmera de Filmagem (locação) – Locação de Câmera Digital: Equipamento necessário para registro das atividades que se desdobrarão na obra audiovisual, que servirá de consulta, obtenção de informações e pesquisa dos temas e conteúdos abordados nos cursos de formação em todas as suas etapas e demais atividades. Locação de 11 diárias de câmera de Vídeo Digital que capta imagem em HD, com duas baterias, 01 cartão de memória de 32GB, 01 cartão de memória de 16GB, case para transporte da câmera. É imprescindível que o equipamento esteja devidamente segurado.

Valor: 11 diárias a R$ 350,00, total R$ 3.850,00.

Tempo de serviço: 3 diárias por módulo, acrescidos de pré-produção e preparação das atividades.

3.11            Gestão Cultural – contratação de 01 (um) Gestor Cultural: profissional/empresa com larga experiência na gestão de recursos públicos, em especial convênios, com mais de 05 anos de experiência.  Este projeto necessita de uma instituição/empresa que se responsabilize pela administração do projeto, sobretudo no que se refere à utilização das verbas repassadas, devendo conhecer as particularidades ou especificidades do projeto, assim como do seu contexto de decisão e atuação, aproveitando estruturas e experiências existentes na organização ou advindas de contato com outros atores e pessoas envolvidas. Deverão saber e acompanhar as mudanças nos ambientes interno /externo, orientando o processo em direção aos objetivos pretendidos, tendo presentes alguns elementos e atividades específicas: os gerentes devem cumprir responsabilidades denominadas funções gerenciais. Essa organização estabelece as bases estruturais e de procedimentos que deverão orientar os diferentes atores no desempenho das suas funções para que possam contribuir para uma eficiência maior da gestão. Comprovará, sempre que necessário o bom e regular emprego dos recursos recebidos e os resultados alcançados e prestará contas ao ente responsável, garantindo a mais eficiente e correta aplicação dos recursos

Valor: R$ 7.970,00.

Tempo de serviço: 9 meses.

3.12            Secretária – contratação de 01 (uma) secretária: profissional que apoiará a qualidade e eficiência do produtor e do gestor, focando os serviços de secretaria (elaboração, expedição, recebimento e arquivamento de documentos; organização de material de consumo; organização dos espaços de reunião), participando, inclusive, da elaboração e assessoramento para desempenho do Plano de Aplicação de Recursos e do Cronograma de Desembolso do projeto. Ademais, executará contatos indicados pelo gestor e produtor favorecendo a viabilização do seu trabalho.

Valor: R$ 7.875,00.

Tempo de serviço: 9 meses.

3.13            Equipamento de Som Direto (locação) – Locação de equipamento de gravação som direto: aluguel de equipamento para gravação de som direto (contrapartida do projeto). Locação de 10 diárias de microfone direcional a ser acoplado na câmera de vídeo, bomm, e gravador de áudio digital, além disso o equipamento deverá ter os devidos cabos e conexões.

Valor: 10 diárias a R$ 500,00, valor total R$ 5.000,00

Tempo de serviço: 3 diárias por módulo, acrescidos de pré-produção e preparação das atividades.

4)      DA ENTREGA DA PROPOSTA

4.1) A proposta deverá ser entregue do dia 14 de março até o dia 30 de março de 2013;

4.2) A proposta deverá ser entregue digitada em papel timbrado da empresa, não poderá ter emendas, rasuras ou entrelinhas, deverá estar datada, conter nome ou razão social, endereço completo, telefone, fax e e-mail e deverá estar assinada pelo representante legal da empresa;

4.3) Todos os valores da proposta deverão vir expressos em moeda nacional corrente e com validade não inferior a sessenta (60) dias.

4.4) A proposta poderá ser enviada por email, filmesdequintal@gmail.com, ou por correio, para o endereço Av. Brasil, 75, sala 06, Santa Efigênia, Belo Horizonte, Minas Gerais, CEP 30.140-000.

5)      DO CRITÉRIO DE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

5.1) Serão desclassificadas as propostas que:

a) não atendam às exigências contidas nos itens 3 e 4;

b) apresentem valores excessivos ou manifestamente inexeqüíveis;

c) ofereçam vantagens ou alternativas não previstas, de interpretação dúbia ou rasuradas, ou ainda que contrariem no todo ou em parte o presente Edital.

5.2) A escolha recairá pela proposta que apresentar MENOR PREÇO, atendendo ás especificidades descritas no item 3.

5.3) Havendo empate entre duas ou mais propostas a classificação será feita por análise curricular e disponibilidade da empresa ou instituição a ser contratada;

5.4) O resultado da avaliação das propostas será dirigido às empresas vencedoras via email ou por telefone;

5.5) Para a efetivação da contratação, a proposta vencedora deverá apresentar o contrato social, documentos dos sócios (RG, CPF e comprovante de endereço), cartão CNPJ e as certidões que comprovam a boa regularidade da empresa junto aos órgãos públicos sendo elas: fazendas federais, estaduais e municipais (com exceção do DF); FGTS; INSS;

5.6) A contratação será analisada no Siafi, Sistema Integrado de Administração Financeira, constante no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, Siconv, tendo-se em vista que a informação no cadastro OBTV, ordem de serviços de transferência voluntária, do Governo Federal. Caso haja negativa a aprovação, a proposta constante em segundo lugar será convidada para apresentar a referida documentação. 

6)       DO PRAZO DE EXECUÇÃO DO SERVIÇO

As empresas contratadas iniciarão a prestação destes serviços de acordo com o cronograma de atividades do projeto e após a assinatura do instrumento contratual.

7)      DA VIGÊNCIA DO CONTRATO

O prazo de vigência do contrato será de acordo com cada serviço, podendo ser de até (nove) meses, de acordo com cada serviço ou material fornecido.

8)      FORMA DE PAGAMENTO

O pagamento dos serviços será efetuado em até 15 (quinze dias) após a realização do serviço ou fornecimento do material, mediante a emissão da nota fiscal ou fatura dos serviços realizados ou produtos fornecidos.

9)      RESPONSABILIDADE DA GESTÃO

A gestão será realizada pelo gestor pelo administrativo e financeiro da instituição.

Belo Horizonte, 14 de março de 2013.


Associação Filmes de Quintal

Representante Legal: Rafael Barros Gomes/Júnia Torres

ANEXO I – EMENTA DOS CURSOS

Módulo 1 –  Formação em direitos, políticas públicas, instituições e territorialidade quilombola

Seção 1- Exposição do Caso do Quilombo de Marques por quilombolas

Programa: Exposição e debate, estimulando quilombolas de outras comunidades a exporem seus próprios casos de conflitos; antagonismos; dificuldades.

Carga horária: 4 horas.

Seção 2 – OFICINA DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇASQUILOMBOLAS/CONSULTORIA

ATIVIDADE: Oficina de formação de lideranças quilombolas

CARGA HORÁRIA: 20 HS distribuídas em 3 dias

OBJETIVOS:

Capacitar lideranças quilombolas do estado de Minas Gerais, através de contribuições da antropologia social, de direitos de povos e comunidades tradicionais e quilombolas, das políticas públicas, em controle social, visando a formação de lideranças e o fortalecimento institucional das organizações representativas das comunidades quilombolas do estado.

Módulo 2 – Capacitação em Quilombos e Políticas de PatrimônioCultural

Seção 01

Temas a serem trabalhados:

 1) O que é patrimônio cultural?

2) Quais são os instrumentos das políticas de patrimônio e quais as implicações de cada um deles?

3) O que significa preservação, proteção e salvaguarda do patrimônio cultural?

4) O que é referência cultural? Quais são as referências culturais de cada comunidade?

5) Quais são as instituições responsáveis por essas políticas?

6) Como ter acesso às políticas públicas voltadas para o patrimônio cultural?

7) Patrimônio cultural e grandes empreendimentos

Seção 2 – Turismo Quilombola e Patrimônio Cultural

Projeto: Capacitação de Lideranças Quilombolas: transmissão de saberes e troca de  experiências para o empoderamento, estímulo à luta pelos direitos, qualidade de vida e  iniciativas solidárias de desenvolvimento comunitário

Carga Horária: 6 horas

 Módulo 3 – Desenvolvimento Local e Qualidade de Vida

18.03.2013

“Matéria de Composição” em Belo Horizonte

 O documentário Matéria de Composição, dirigido por Pedro Aspahan, terá sua primeira exibição em Belo Horizonte na próxima sexta, dia 22 de março, às 19h, no Cine Humberto Mauro. O filme, que trabalha o processo de criação da composição musical erudita contemporânea brasileira e sua relação com o cinema, fará parte da Mostra “Estéticas do Contemporâneo”. 

Realizado pela Pandu Filmes, com apoio da Filmes de Quintal e parceria da Fundação de Educação Artística, Matéria de Composição recebeu Menção Honrosa do Júri Jovem na 16º Mostra de Cinema de Tiradentes. 

ENTRADA FRANCA – retirada de ingressos 30min. antes da sessão

08.02.2013

“Matéria de Composição”, de Pedro Aspahan, recebe Menção Honrosa na 16º Mostra de Cinema de Tiradentes

“Matéria de Composição”, documentário dirigido por Pedro Aspahan, recebeu Menção Honrosa do Júri Jovem na 16º Mostra de Cinema de Tiradentes. O filme trabalha o processo de criação da composição musical erudita contemporânea brasileira e sua relação com o cinema. 

“Matéria de Composição”, realizado pela Pandu Filmes, com apoio da Filmes de Quintal e parceria da Fundação de Educação Artística, foi patrocinado pela CEMIG, via lei Rouanet, através do Prêmio de Estímulo ao Audiovisual Filme em Minas, do Governo do Estado de Minas Gerais. 

14.10.2012

Itinerância do forumdoc.bh na Costa Rica

29.08.2012

Lançamento “Livro Vivo”

Acontece, dia 09 de setembro, na aldeia São Joaquim Centro de Memória, rio Jordão/AC, a festa em homenagem ao Pajé Agostinho Ika Muru, com o lançamento de duas de suas obras resultado do projeto “Livro Vivo: Medicina tradicional Huni Kuin”  

Ter o livro, nosso Livro Vivo, porque os antigos, quando surgiu doença, se preocuparam em se transformar em ervas para socorrer o seu povo. Como o primeiro pajé, que descobriu como se transformar em ervas dos grupos Dua, Banu, Inani e Inu, para socorrer os Huni kuin, assim eu também me preocupei em deixar esta mensagem de conhecimento para o meu povo, meus filhos e netos, para toda a comunidade e para os que vão ver esse documento da identidade

31.05.2012

forumdoc.mg 2012 em 9 cidades de MG

Quinta edição do forumdoc.mg leva sua programação ao interior do estado

Entre os meses de abril a junho de 2012, o forumdoc.mg – mostra itinerante do filme documentário e etnográfico – chega em nove cidades de Minas Gerais: Lagoa Santa, Teófilo Otoni, Ouro Preto, Araçuaí, Mariana, Uberlândia, Montes Claros Cambuquira e Pouso Alegre. O forumdoc.mg tem como objetivo ampliar e democratizar o acesso a uma programação de cinema diferenciada no estado de Minas Gerais. Os filmes apresentados nas nove cidades que integram o forumdoc.mg em 2012 são representativos das mostras que compuseram o 15º Festival do Filme Documentário e Etnográfico, festival de cinema que acontece anualmente em Belo Horizonte desde 1997. 

Programação completa e livreto online disponíveis no site: www.forumdoc.org.br

20.04.2012

Lançamento de publicação “Mapeando o Axé” – segunda 23/04

Lançamento de publicação resultado de pesquisa que inventariou comunidades tradicionais de terreiro nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Belém, Recife e Porto Alegre. Executada pela Associação Filmes de Quintal e realizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social/UNESCO/SEPPIR.

Local: Centro Cultural UFMG

Data: 23/04/2012

Horário: 18:30h

“Matéria de Composição” recebe menção especial em festival mexicano

29.03.2012

Matéria de Composição”, documentário dirigido por Pedro Aspahan, recebeu menção especial do júri do Festival de Filmes Riviera Maya no dia 26 de março próximo. 

O filme trabalha o processo de criação da composição musical erudita contemporânea brasileira e sua relação com o cinema. Filme realizado pela Pandu Filmes, Filmes de Quintal, em parceria com a Fundação de Educação Artística, patrocinado pela Cemig, via lei Rouanet, através do Prêmio de Estímulo ao Audiovisual Filme em Minas, do Governo do Estado de Minas Gerais. 

Mais informações clique aqui.

06.03.2012

CineQuintal retoma as atividades em março

O CineQuintal retorna suas atividades nesta quinta-feira, dia 08 de março, com a exibição de PACIFIC, dirigido por Marcelo Pedroso. 

A sessão, comentada por Victor Guimarães, será realizada em parceria com o Grupo de pesquisa Poéticas da Experiência da UFMG.

A ideia do cineclube é promover pequenos encontros para assistir e debater os filmes do acervo, bem como exibir produções inéditas e/ou fora do circuito na cidade. 

15.02.2012

Os Residentes entra em cartaz em Belo Horizonte

Os Residentes, dirigido por Tiago Mata Machado, entrará em cartaz no Usiminas Belas Artes de 17 a 23 de fevereiro de 2012, às 16h50. O filme é uma produção da Katásia Filmes, co-produzido pela Filmes de Quintal, 88′ e Quanta. Recebeu Prêmio de Melhor atriz, atriz coadjuvante, Melhor fotografia e Melhor trilha sonora no 43ª Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e Prêmio da Crítica e Prêmio do Júri Jovem na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes, dentre outros. Maiores informações clique aqui.

Sinopse

Em uma casa abandonada, os Residentes instauram uma nova zona autônoma temporária. Jura e o filho alojam-se na cozinha, Matheus e Ava enfurnam-se num quarto, Dimas marca seu território pelas paredes da casa. Logo, eles receberão novos hóspedes: um velho militante neoísta, um auto-exilado e uma artista plástica de renome, aparentemente sequestrada. As ambiências lúdicas que o grupo cria dentro da casa começam repentinamente a se proliferar pelas ruas da cidade.

09.02.2012

Pesquisa Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro

Revista Raça noticia pesquisa realizada pela Associação Filmes de Quintal, “Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro”, patrocinada pelo  Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR).  Segundo a matéria, “o mapeamento teve o objetivo de conhecer a realidade dos terreiros: quem são, onde estão localizados, suas principais atividades comunitárias, situação fundiária, infra-estrutura, entre outros aspectos sócio-culturais e demográficos. A pesquisa enfatizou a dimensão comunitária e o caráter étnico, considerando a organização social e o trabalho tradicionalmente desenvolvido pelos povos de terreiro”. 

08.02.2012

Seleção de Projetos de Documentário de Curta-Metragem Digital – Ofícios em Belo Horizonte

O prazo para o Edital de Seleção de Projetos de Documentário de Curta-Metragem Digital – Ofícios em Belo Horizonte encerra no dia  24 de fevereiro.  Poderão se inscrever produtoras independentes e cineastas estreantes e não-estreantes. Serão contempladas seis propostas de documentário em curta-metragem digital sobre novos e tradicionais ofícios que se relacionam com o espaço urbano na capital mineira.  Atenção para alterações no edital de fomento à produção audiovisual. Maiores informações clique aqui.

30.01.2012

Festival on-line myFrenchFilmFestival.com

Festival on-line myFrenchFilmFestival.com, ligado à Cinemateca Francesa, instituição parceira da Associação Filmes de Quintal, atraiu nos seus 10 primeiros dias de lançamento dez vezes mais espectadores do que em toda a duração do festival no ano passado. Os filmes não são gratuitos para a maioria dos territórios, no entanto, China, Brasil e México têm visualização gratuita para internautas. O festival, organizado pela UniFrance filmes, em parceria com Allocine, está disponível em 14 idiomas: o site e os filmes estão disponíveis em alemão, inglês, árabe, chinês, coreano, espanhol, francês, hebraico, italiano, japonês, lituano, polonês, português e russo. Confira o site: myfrenchfilmfestival.com

24.01.2012

Extensão do forumdoc.bh no Taquaril

E o forumdoc.bh continua… Agora com a extensão no Taquaril com a exibição do filme “Lá do Leste”.  Dia 29 de janeiro, às 19h, lá no Taquaril R.

Lá do leste 
| Brasil | 2010 | cor | 28’

Direção: Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji

Lá do Leste, do lugar onde a cidade termina (ou começa), chegam rimas, gestos e cores que marcam o espaço. A experiência periférica urbana é a base e o motivo da produção dos artistas de Cidade Tiradentes, que cresceram junto com o distrito paulista e em suas obras dialogam com seus desafios e sonhos. O filme segue a vida e as transformações do street dance, grafite e rap neste lugar considerado o maior complexo de conjuntos habitacionais populares da América Latina, marcado pela exclusão, no qual a população orquestra suas dificuldades com dinâmicas próprias de sociabilidade, moradia, e apropriação do território.

11.01.2012

Roda em Tiradentes

O filme Roda, dirigido por Carla Maia e Raquel Junqueira, sobre a velha guarda do samba de Belo Horizonte, será exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes.

EXIBIÇÃO: 26/01 | quinta

21h

CINE PRAÇA

Maiores informações: Mostra de Cinema de Tiradentes

10.01.2012

Mapeando o Axé!

O Ministério da Cultura publicou nota sobre o projeto Mapeando o Axé! do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com a Unesco no trabalho de Mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro, realizado nas capitais e regiões metropolitanas dos estados de Minas Gerais, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul pela Filmes de Quintal. Conferir no site do MINC.

29.12.2011

Mukaya Agostinho

Partiu um velho amigo, o Mukaya Agostinho. Seu yuxin está nas raízes da samaúma… Homem desbravador de mundos, que reduziu as diferenças entre os homens e as fronteiras do saber ancestral. Seus ensinamentos ecoam nas novas gerações, para a magia nunca se dissipar…

28.11.2011

Festival Online – Forumdoc.bh.2011