Equipe

Ana Carvalho

Formou-se em Comunicação Social pela UFMG. É membro do coletivo Filmes de Quintal e do corpo diretor do Vídeo nas Aldeias, no qual colabora na elaboração de projetos, oficinas de vídeo, pesquisas e publicações. Desenvolve trabalhos em vídeo, literatura e artes.

Bruno Vasconcelos

É formado em Comunicação Social pela UFMG e em Cinema pela EICTV – Escuela Internacional de Cine y TV, de Cuba. Integra o grupo de curadores e realizadores do forumdoc.bh. Trabalha em produções audiovisuais com desenho de som, montagem e fotografia.

Bernard Machado

É graduado em Comunicação Social pela UFMG e atua na área de cinema como fotógrafo e assistente de câmera em longas e curtas metragens. Desde 2006 é membro da Associação Filmes de Quintal e atualmente é um integrante audiovisual da banda mineira Graveola e o lixo poilifônico.

Saiba mais em: bernardcomdmudo e flickr.

Carla Maia

É mestre em Comunicação Social pela UFMG. Atua na área de audiovisual como pesquisadora, professora, produtora e curadora. É uma das organizadoras do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico de Belo Horizonte, promovido pela Associação Filmes de Quintal.

Co-diretora, ao lado de Raquel Junqueira, do filme Roda (2011).

Carolina Canguçu

É professora de audiovisual desde 2004. Bacharel em Comunicação Social pela UFMG e Membro da Associação Filmes de Quintal. Atuou em oficinas de formação em vídeo na Pedreira Prado Lopes (BH), Associação Imagem Comunitária, Escolas Municipais de Belo Horizonte, Lagoa Santa (RMBH) e com indígenas das etnias Maxakali, Huni Kuin, Manoki, Pataxó, Xacriabá, Krenak, Suruí, Xucuru-Kariri, Yawanawá, Kanoê, WaiWai.

Cecília de Mendonça

É mestre em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como pesquisadora nas áreas do patrimônio imaterial, da memória social e das culturas populares brasileiras.  Trabalha com cinema documentário, já tendo atuado como coordenadora, pesquisadora, assistente de direção e edição em diversos projetos.

Cláudia Mesquita

É professora do curso de Comunicação Social da UFMG. Foi professora do curso de Cinema da UFSC, de 2007 a 2010. Realizadora e pesquisadora, fez mestrado e doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP. Publicou, com Consuelo Lins, o livro “Filmar o real – sobre o documentário brasileiro contemporâneo” (Jorge Zahar Editor, 2008). Realizou, com Júnia Torres, o filme “Nos olhos de Mariquinha” (2008).

Daniel Ribeiro Duarte

É doutorando em Cinema pela Universidade Nova de Lisboa, onde desenvolve o projeto “Comunidade estética e política no cinema de Pedro Costa”. Além da atividade acadêmica, é curador de mostras cinematográficas e trabalha desde 2002 em projetos da Associação Filmes de Quintal. Como realizador, finalizou recentemente quatro curtas-metragens para o projeto “Europa em Sobreimpressão: a dimensão européia na obra de Maria Gabriela Llansol”.

Ewerton Belico

É formado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor, curador e crítico de cinema, colabora, desde 2006, na organização e curadoria do forumdoc.bh, entre outros projetos da Associação Filmes de Quintal.

Flávia Camisasca

É graduada em Comunicação Social pela UFMG, com especialização em Gestão Cultural pela UNA. Atua como gestora e produtora cultural, tendo ministrado oficinas de produção cultural e de mídias comunitárias. Coordena o Quintal de Cultura (link), o Ponto de Cultura da Associação Filmes de Quintal, desde 2010. Na Filmes de Quintal desde 2007, tem produzido o forumdoc, dentre outros projetos de pesquisa e formação como o “Mapeando o Axé” (link) e o “Livro-Vivo” (link). Integrou a equipe de produção dos filmes documentários “Erosões” e “Quando o Gavião vem dançar conosco: um ritual maxakali”.

flavia.camisasca@gmail.com

Frederico Sabino

É formado em Jornalismo e Letras clássicas e mestrando em Estudos clássicos pelo Programa de pós-graduação em Letras da UFMG e pela Universidade de Lausanne (Suíça). Integra a equipe da Associação Filmes de Quintal desde 2006, auxiliando na elaboração e realização de projetos, dentre os quais o forumdoc.bh.

Glaura Cardoso Vale

É doutora em Literaturas Modernas e Contemporâneas pela FALE/ UFMG e mestre em Literaturas de língua portuguesa pela PUC Minas. Atua como pesquisadora nas áreas de literatura e de cinema, tendo ministrado oficinas de texto e de audiovisual, além de colaborar na produção e montagem de documentários. Como membro da Associação Filmes de Quintal, tem auxiliado na elaboração e coordenação de projetos, o forumdoc.bh entre eles, do qual é colaboradora desde 2003.  Assina argumento, pesquisa e produção do longa-metragem Acácio (2008), dirigido por Marília Rocha. Atualmente, desenvolve trabalho junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFMG como bolsista de PNPD da Capes, sob supervisão do Prof. Dr. César Guimarães. Publica em Tempestade em céu azul desde 2004.

glaura@filmesdequintal.org.br

Júnia Torres

Mestre em Sociologia pela UFMG, tendo como área de pesquisa a Sociologia da Cultura. Possui graduação em Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia. Organizadora do  forumdoc.bh de 1997 a 2011. Coordena a pesquisa e mapeamento das Comunidades Tradicionais de Terreiro na Região Metropolitana de Belém, MDS/ Unesco 2010. Como documentarista dirigiu, entre outros: “Nos olhos de Mariquinha” (co-direção: Cláudia Mesquita), 90 min, digital,  edital “Filme em Minas”, 2009; “Um Olhar sobre os quilombos no Brasil” (co-direção Cida Reis)110 min. 2007; “Salve Maria: reinos negros na metrópole”, 2006, 62 min; “Aqui Favela, o Rap Representa” (co-direção Rodrigo Siqueira), 83 min, 2003, premiado na Mostra Internacional do filme Etnográfico, RJ, 2003.

Milene Migliano

É formada em Comunicação Social – Jornalismo, com formação complementar em cinema, pela UFMG, onde defendeu a dissertação de mestrado “Diálogos públicos do Centro de Belo Horizonte: mapas de sentidos em comunicação urbana”. É associada à Filmes de Quintal desde 2003, colaborando no forumdoc.bh, no Quintal de Cultura (link), nas itinerâncias e em outros projetos. Atua como pesquisadora em comunicação e culturas urbanas, em ações de formação em letramento digital e fotografia e é produtora audiovisual e de artes visuais, além de contribuir para o carnaval de rua de Belo Horizonte.

Publica em: Milene Migliano e Bloco da Tete.

milenemigliano2@gmail.com

Oswaldo Teixeira

Mestre em Comunicação Social pela UFMG, é radialista e jardineiro, sócio-fundador da Associação Imagem Comunitária e colaborador da Filmes de Quintal, realizando curadorias para o forumdoc.bh. Atualmente, prepara seu primeiro filme: Erosões.

Paulo Maia

É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutor em Antropologia Social pelo PPGAS / Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e presidente da Comissão de Acesso e Permanência de Estudantes Indígenas (Caei-UFMG). Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em Etnologia Sul Americana, tendo realizado pesquisa de campo com os Baré (alto rio Negro). Também é um dos idealizadores do forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico – Fórum de Antropologia, Cinema e Vídeo, realizado anualmente desde 1997 pela Associação Filmes de Quintal em parceria com a UFMG, tendo realizado inúmeras curadorias de mostras, como a Mostra Melanésia (2008), a Mostra Direto.doc (2010) e a mostra/seminário O animal e a câmera (2011).

Pedro Aspahan

É formado em Rádio e Tv pela UFMG, onde cursou a especialização em omunicação: “Imagens e Culturas Midiáticas”,  e onde também concluiu o mestrado com a dissertação: “Entre a escuta e a visão: o lugar do espectador na obra de Robert Bresson”. É membro da Associação Filmes de Quintal, trabalhando na organização do forumdoc.bh. Como técnico de som, participou da produção de inúmeros filmes do cinema mineiro, entre documentários e ficções. Atua também como montador e é professor de Design Sonoro da OiKabum! Escola de Arte e Tecnologia.

pedroaspahan@gmail.com

Pedro Portella Macedo

É diretor, fotógrafo e editor de documentários. Dirigiu “Memórias e Improvisos de um Tipógrafo Partideiro”, selecionado pela TV Brasil para a série Melhores DocTV.  Como professor de audiovisual, trabalhou no curso de Formação Intercultural Indígena da UFMG com os Xacriabá, Pataxó e Caxixó. Atualmente coordena as oficinas de vídeo do projeto “Kotiria ya Bahsa – registro das danças tradicionais dos Kotiria”, pelo Programa Demonstrativo dos Povos Indígenas (PDPI). Na ONG Vídeo nas Aldeias, coordenou, juntamente com Vincent Carelli, as oficinas Hunikuin do Rio Jordão, Acre. É membro da Associação Filmes de Quintal, tendo trabalhado, principalmente, na seleção da Mostra Competitiva Internacional  e como coordenador, desde 2004, das Oficinas de realização do forumdoc.bh.

Pedro Silva Marra

É mestre em Comunicação e Sociabilidade pelo PPGCom/UFMG e professor dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade do Instituto Metodista de Minas Gerais – Izabella Hendrix. É pesquisador do Centro de Convergência de Novas Mídias – UFMG, atuando nas áreas de sonoridade, música popular e cidade. Foi consultor do PNUD no Ministério da Cultura, em 2009/2010, atuando como coordenador do Programa Cultura Viva em Minas Gerais. Trabalha na área de produção de áudio, com ênfase em rádio, som para audiovisual e produção musical.

Portifólio virtual disponível em: Da janela do meu quarto. Currículo Lattes: Pedro Marra.

Rafael Barros Gomes

É graduado em Ciências Sociais (ênfase em Antropologia) pela UFMG, onde mantém vínculo de pesquisador junto ao CER – Centro de Estudos da Religião Pierre Sanchis/FAFICH. É pesquisador nas áreas de antropologia da religião e festa, além de também atuar como produtor cultural na cidade de Belo Horizonte. Como membro da Associação Filmes de Quintal tem auxiliado na elaboração e coordenação de projetos, o forumdoc.bh entre eles, festival com o qual colabora desde 2004.  

rafabarros@filmesdequintal.org.br

Raquel Amaral

É formada em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia pela UFMG. Participa do forumdoc.bh desde 2002 e trabalha com projetos culturais há quatro anos. Atualmente é analista de projetos da Diretoria Artística do Instituto Inhotim.

amaral.raquel@gmail.com

Raquel Junqueira

É formada em Comunicação Social pela UFMG. Desde 2004 atua como professora em cursos livres e oficinas de formação em audiovisual. Integra a Associação Filmes de Quintal e, desde 2005, colabora com o Forumdoc.bh, tendo realizado as vinhetas das útimas quatro edições do festival. Atua como cinegrafista e montadora. Co-diretora do filme “Roda”, junto a Carla Maia. É professora de vídeo na Oi Kabum! BH, Escola de Arte e Tecnologia.

Renata Otto Diniz

É doutoranda pela UnB e mestre pelo Museu Nacional da UFRJ em antropologia social. Trabalha na Fundação Nacional do Índio com procedimentos administrativos de demarcação de terras indígenas. Já realizou  ou ajudou a realizar alguns filmes documentários e etnográficos. Colabora na produção do forumdoc.bh desde a sua segunda edição.

Roberto Romero

É estudante de graduação em Ciências Sociais (UFMG) e Jornalismo (UNIBH). É membro do Laboratório de Etnologia e do Filme Etnográfico, onde atua em projetos de pesquisa relacionados à produção audiovisual indígena. É colaborador do forumdoc.bh desde 2009. Pela Associacao Filmes de Quintal também participa do projeto Quando o gavião vem dançar conosco – um ritual Maxakali e das oficinas do Quintal de Cultura em Lagoa Santa.

roberto_romerojr@yahoo.com.br

Ruben Caixeta Queiróz

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Antropologia Social pela UNICAMP (1992) e doutorado em Letras e Ciências Humanas pela Universidade de Paris X, Nanterre (1998). Atualmente é professor Adjunto 4 da Universidade Federal de Minas Gerais, onde coordena o Laboratório de Etnologia e do Filme Etnográfico e o Projeto de pesquisa Norte Amazônico: etnologia e arqueologia na calha do rio Trombetas e na região das Guianas (por uma abordagem integrada entre os sistemas sócio-cósmicos do presente e os vestígios materiais do passado). Foi membro da comissão que criou o Programa de Acesso e Permanência do Estudante Indígena na UFMG. Foi membro das comissões que criaram os cursos de graduação e pós-graduação em Antropologia da UFMG. Foi coordenador (2006-2008) do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFMG. É co-editor da Devires – Revista de Cinema e Humanidades. É co-fundador e co-organizador do forumdoc.bh (Festival do Filme Documentário e Etnográfico), evento que acontece anualmente na cidade de Belo Horizonte desde 1997. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: etnologia, filme etnográfico e amazônia.

César Guimarães

Possui graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), doutorado em Estudos Literários (Literatura Comparada) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e pós-doutorado pela Universidade Paris 8 (2002). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, integrante do corpo pemanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da FAFICH-UFMG, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e colaborador da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Imagem, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema moderno (ficção e documentário) e experiência estética. Editor da revista Devires: Cinema e Humanidades.

Diana Gebrim

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (OAB/MG 124.322); especialista em Gestão Cultural pela Universidade UNA de Belo Horizonte; Sócia da Diversidade Consultoria. Desde 2006 trabalha como consultora em desenvolvimento e planejamento jurídico, administrativo-financeiro e em direito autoral e do entretenimento, gestora cultural, produtora-executiva e relações internacionais de projetos artísticos e culturais realizados através de leis e mecanismos de incentivo à cultura, convênios, fundos e recursos privados. Está na equipe de diversos projetos, dentre eles os longas-metragens Os Residentes, de Tiago Mata Machado, O Céu sobre os Ombros de Sérgio Borges, A Falta que me Faz, Acácio e Aboio de Marília Rocha e Deserto Azul de Éder Santos; das mostras de cinema e festivais tais como Mostra Jean Rouch, do Balafon, FAN 2007, da Fundação Municipal de Cultura e Forumdoc.bh (de 2007 a 2011), além da Associação Filmes de Quintal. Foi também professora de Gestão de Projetos para os Ponto de Cultura aprovados no edital 2009 da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e escreveu no Editorial Direito e Cultura do Jornal Letras, do Instituto Cidades Criativas.

dianagebrim@gmail.com

Fabiano Bechelany

É antropólogo. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UnB, realiza pesquisa com populações indígenas. Interessado no diálogo entre o filme etnográfico, o cinema e a antropologia, colabora com o forumdoc.bh desde 2005. Para contato fabianobechelany@yahoo.com.               

Para mais informações: Fabiano Campelo Bechelany

Jair Tadeu da Fonseca

É professor adjunto de Teoria Literária e de Cinema na UFSC, com  doutorado em Literatura Comparada pela UFMG. Pesquisador de cinema e literatura, tem publicado diversos trabalhos, inclusive nas seções de ensaios dos catálogos do Forumdoc. É também cancionista.

Carla Italiano

Mestre em Comunicação Social pela UFMG com graduação em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Desempenha atividades de pesquisa, curadoria e produção em cinema. Integra o coletivo Filmes de Quintal no qual participa da realização do forumdoc.bh desde 2011. Participa do grupo de pesquisa Poéticas da Experência (PPGCOM-UFMG). Realizou o média-metragem Regresso (2010) e compôs as comissões de seleção internacional do forumdoc.bh.2012 e dos FestCurtas BH (2013/2015).