Sobre

A Associação Filmes de Quintal tem suas ações voltadas para a reflexão, fomento, formação, divulgação e realização em cinema e desenvolvimento de pesquisas. Com sede em Belo Horizonte, possui ampla experiência na produção de mostras cinematográficas, publicações, processos formativos e pesquisas com comunidades tradicionais.

Criada em 1999, a Filmes de Quintal surge da reunião de pesquisadores, professores, realizadores e estudantes dos cursos de Antropologia, Artes Visuais, Comunicação Social, Filosofia e Letras, que buscavam dar continuidade à organização do forumdoc.bh, festival criado em 1997. Como proposta de descentralização da programação desse projeto, a Filmes de Quintal tem levado a produção recente de documentários, parte da cinematografia clássica e seu fórum de debates para diversos municípios do interior do estado através do forumdoc.mg, realizado em parcerias com instituições e grupos locais.

Atualmente a Filmes de Quintal reúne um coletivo de realizadores e pesquisadores que desenvolvem intensa e destacada atividade de produção e pesquisa em cinema e antropologia, em projetos coletivos e obras individuais. Dentre as atividades voltadas à formação audiovisual, a Associação abriga e coordena o Quintal de Cultura, ponto de cultura patrocinado pelo Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura (SEC-MG), com ações em três comunidades: Aces/Criarte na Vila Marçola – Aglomerado da Serra (BH), Irmandade dos Atores da Pândega, Comunidade da Várzea em Lagoa Santa (MG) e Grupo Crime Verbal, Taquaril (BH). Mantém também atividade cineclubista, promovendo sessões fílmicas em sua sede regularmente. Destaca-se ainda a constituição e disponibilização de acervo audiovisual.