forumdoc

O forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, fórum de antropologia e cinema – foi criado em 1997 com o objetivo de compartilhar filmes aos quais não tínhamos acesso em salas de cinema convencionais. Buscava-se também promover reflexão e formação crítica de público, fomentar a pesquisa e a qualificação da produção audiovisual. 

Essas tarefas são concretizadas com a realização de retrospectivas autorais e resultantes de curadorias que se articulam em torno de conceitos, movimentos ou temáticas específicas, além de apresentar um panorama das produções documentais recentes em mostras competitivas nacionais e internacionais. Críticos, pensadores e realizadores do Brasil e de outros países são presenças no fórum de debates, um dos principais diferenciais do festival. 

O forumdoc.bh promove a cada edição uma oficina de realização do filme documentário com formadores convidados, destacando-se os cineastas indígenas. As mostras de extensão do forumdoc.bh acontecem em regiões periféricas ou descentralizadas na cidade e a itinerância de parte da programação é levada a diversos municípios do interior do estado. As 15 edições anuais e consecutivas do forumdoc.bh foram realizadas no Cine Humberto Mauro / Palácio das Artes, e contaram com o apoio  Fundação Clóvis Salgado. 

Resumo dos catálogos:

1997

Sessão de abertura: “Segredos da Mata”, direção Dominique Gallois e Vincent Carelli | Mostra de documentários clássicos | Retrospectiva Vídeo nas Aldeias | Mostra documentário brasileiro 60/70: rupturas | Seleção Filmes de Quintal 

1998

Sessão de abertura: “Atlântico negro – Na rota dos Orixás”, direção Renato Barbieri | Mostra documentários brasileiros | Mostra documentários clássicos | Mostra Margaret Mead Film Festival | Mostra Competitiva | Seleção Filmes de Quintal

1999

Sessão de abertura: “Santo forte”, direção Eduardo Coutinho | Retrospectiva Eduardo Coutinho | Retrospectiva Licínio Azevedo | Retrospectiva Yves Billon | Mostra documentários clássicos | Mostra Margaret Mead Film Festival | Realizadores contemporâneos | Mostra Competitiva 

2000

Sessão de abertura: “No tempo das chuvas”, direção Isaac Valdete, Tsirobi Ashaninka, Llullu Manchineri, Maru Kaxinawá, Nelson Kulina, Fernando Katukina e André Kanamari | Mostra Caravana Farkas | Mostra Rouch-Dieterlen | Mostra etnomusicologia | Glauber: ficção-documentário | Retrospectiva Sílvio Tendler | Margaret Mead film and video festival | Realizadores contemporâneos |   Mostras Competitivas Nacional e Internacional | Ensaio de César Guimarães  | Bibliografia sobre o documentário brasileiro por Mateus Araújo Silva 

2001

Sessão de abertura: “Ressurreição, Tesouro da Juventude, Congo”, direção Arthur Omar |  Mostra Jean-Louis Comolli |  Mostra A palavra e o corpo no documentário |  Homenagem a Leon Hirszman | Mostra Hartmut Bitomsky |  Filmar a política | Mostras Competitivas Nacional e Internacional |  Ensaios de Jean-Louis Comolli, Carlos Augusto Calil, Hartmut Bitomsky, Klaus Kreimeier   

2002

Sessão de abertura: “Edifício Master”, direção Eduardo Coutinho | Mostra Imagens da Favela | Mostra Igloolik Isuma | Mostra realizadores contemporâneos | Mostras Competitivas Nacional e Internacional |  Sessão de encerramento: “ABC da greve”, direção Leon Hirszman | Ensaios de Jair Tadeu da Fonseca e Ivana Bentes    

2003

Sessão de abertura: “Atanarjuat”, direção Zacharias Kunuk | Mostra retrospectiva de autor: Jean Arlaud | Mostra retrospectiva de autor: João Batista de Andrade | Mostra novos rumos do documentário brasileiro? Por Jean-Claude Bernardet | Mostras Competitivas Nacional e Internacional | Sessão de encerramento: “O leão de sete cabeças”, direção Glauber Rocha | Entrevista com João Batista de Andrade | Ensaios de Ismail Xavier, Jean-Claude Bernardet, Jair Tadeu da Fonseca e  Cornélia Eckert

2004 

Sessão de abertura: “Nguné Elü, o dia em que a lua menstruou”, direção Takumã e Maricá Kuikuro | Mostra retrospectiva de autor: Agnès Varda | Mostra realizadores indígenas (Vídeo nas Aldeias) | Mostras Competitivas Nacional e Internacional |  Sessão de encerramento: “Claro”, direção Glauber Rocha | Entrevista com Agnès Varda | Ensaios: Bernard Bastide, Mari Corrêa e Jair Fonseca 

2005

Sessão de abertura: “O fim e o princípio”, direção Eduardo Coutinho |  Mostra retrospectiva de autor: John Marshall | Mostra Cinema de autor: Chris Marker |  Mostra fotógrafos do documentário brasileiro | Mostras Competitivas Nacional e Internacional | Sessão de encerramento: “A idade da terra”, direção Glauber Rocha | Entrevista com John Marshall | Entrevista com Adrian Cooper, Aloysio Raulino, Dib Lutfi, Edgard Moura, Mário Carneiro e Walter Carvalho | Ensaios de Jean-Louis Comolli e Jair Fonseca

2006

Sessão de abertura: “Serras da desordem”, direção Andrea Tonacci |  Mostra Timothy Asch | Mostra Cinema de autor: Chantal Akerman |  Retrospectiva Eduardo Escorel | Mostra Cânone Íntimo curada por Eduardo Escorel | Mostras Competitivas Nacional e Internacional | Sessão de encerramento: “Maranhão 66” e “Cabezas Cortadas”, direção Glauber Rocha | Ensaios de Eduardo Escorel, Jean-Louis Comolli, Sarah Elder, Ivone Margulies, Cristina Marti e Jair Fonseca 

2007 

Sessão de abertura: “Jogo de cena”, direção Eduardo Coutinho | Retrospectiva Joaquim Pedro de Andrade | Mostra Pedro Costa | Mostra o Anti-Espectador | Mostras Competitivas Nacional e Internacional | Sessão de encerramento: “As armas e o povo”, direção Glauber Rocha | Fortuna crítica de Joaquim Pedro de Andrade, Pedro Costa,  Jean-Louis Comolli, Frédéric Sabouraud e Jair Fonseca | Acompanha CD de áudio, entrevista com Pedro Costa 

2008

Sessão de abertura: “Crioulo Doido”, direção Carlos Prates | Retrospectiva Carlos Prates | Mostra Latinoamérica | Mostra Melanésia | Mostras Competitivas Nacional e Internacional | Sessão de encerramento: “História do Brasil”, direção Glauber Rocha | Entrevista com Carlos Prates | Fortuna crítica de Carlos Prates | Textos de Fernando Birri, Martin Maden,  Bob Connoly, Robin Anderson, Carlos Fausto, Júnia Torres, Eduardo Escorel, e Jair Fonseca 

2009

Sessão de abertura: “Corumbiara”, direção Vincent Carelli | Mostra Cineastas Africanos | Mostra Ozualdo Candeias | Mostra Subterrâneos | Mostras Competitivas Nacional e Internacional | Entrevista com Vincent Carelli | Entrevista com Ousmane Sembène | Entrevista com Abderrahmane Sissako | Ensaios de Ben Diogaye Bèye, Lúcia Nagib, Mahomed Bamba, Paulo Emílio Salles Gomes, Arthur Autran, Jean-Claude Bernardet e Jair Fonseca | Depoimento de Ozualdo Candeias | Entrevista com Ozualdo Candeias e Carlos Reichenbach

2010

Sessão de abertura: “Les Raquetteurs”, direção Michel Brault, Gilles Groulx e Titicut Follies, direção Frederick Wiseman | Mostra Direto.doc | Mostra Político-Experimental | Mostra Coletivo/68 | Mostras Competitivas Nacional e Internacional | Sessão de encerramento: “Don’t Look Back”, direção D. A. Pennebaker | Ensaios de Ruben Caixeta de Queiroz, Tiago Mata Machado, Nísio Teixeira, Pierre Perrault, Michel Brault, Ed Pincus, Jean-Louis Comolli, Jair Fonseca, Luiz Cláudio da Costa e Torquato Neto | Entrevista com Sylvie Lindeperg

2011

Sessão de abertura: “As Hiper Mulheres”, direção Carlos Fausto, Leonardo Sette, Takumã Kuikuro | mostra Fernando Coni Campos | Cinema dos povos originários Bolívia e México | O animal e a câmera | Competitiva Nacional e Internacional | sessão Filmes de Quintal | curso Dilemas da observação com Eduardo Escorel | Ensaios de Fernando Coni Campos, Jean-Claude Bernardet, Alcides Freire Ramos, Jairo Ferreira, José Carlos Avellar, Celso Amorim, Julio Bressane, Iván Sanjinés Saavedra, Carlos Efraín Pérez Rojas, Alexandra Halkin, Freya Schiwy, Diego Madi Dias, Robert J. Flaherty, Jean Rouch, Jean Epstein, Jean-Louis Comolli.