Projetos

Quintal de Cultura

Em 2009, a Associação Filmes de Quintal é contemplada em edital nacional como Ponto de Cultura, dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos desde 2004 com a extensão do forumdoc no Taquaril, Aglomerado da Serra e Lagoa Santa, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. Nossas ações tem como objetivo o fomento à reflexão crítica sobre o fazer audiovisual em suas diferentes perspectivas políticas de produção, a proposição de uma relação crítica com a tecnologia, a problematização das perspectivas estigmatizadas sobre as comunidades urbanas situadas em áreas de alta vulnerabilidade social. As atividades do Quintal de Cultura têm como eixo a elaboração e produção de mostras participativas de cinema e vídeo, a realização audiovisual e a elaboração e manutenção de projetos culturais. 

O trabalho é desenvolvido de maneira colaborativa com as comunidades parceiras do Ponto de Cultura e visa a consolidação da autonomia dos grupos na realização de suas próprias ações na área do audiovisual, assim como o incentivo a articulações entre as comunidades, para que elas constituam uma rede alternativa de exibição e produção em audiovisual.

O Quintal de Cultura conta com a parceria da Irmandade dos Atores da Pândega (Lagoa Santa), Centro de Referência Hip Hop Brasil (Taquaril), Escola Municipal Alcida Torres (Taquaril), Criarte (Serra) e Associação Cultural e Educativa Serra (Serra); o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo de Minas Gerais, do Programa Cultura Viva, da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Confira nossas atividades em Oficinas.